segunda-feira, 12 de novembro de 2012

DIA 31 – UM MÊS DE PERÚ

                O tempo passa demasiado depressa. Por mais incrível que pareça, já estou aqui há um mês. E para mim dizer “Um mês de Perú” inclui vários dias diferentes. No dia nove de Novembro fez um mês que me despedi da minha Lisboa. No dia dez, um mês que cheguei a Lima, que pousei pé numa nova cidade, num novo país, num novo continente, num novo hemisfério. E no dia treze fará um mês que cheguei a Ayacucho.

                Quando penso na passagem do tempo, e quando começa a fazer uma semana, um mês, um ano que certos acontecimentos marcantes ocorreram, tenho sempre duas sensações contraditórias: por um lado, parece que as coisas aconteceram ontem, tal a intensidade com que ainda as sinto apesar do tempo que passou; por outro lado, parece que já foi há muito mais tempo, considerando a avalanche de outras coisas que entretanto aconteceram. Agora aqui, no Perú, sinto as mesmas duas contradições com muita força: parece que foi ontem que me despedi de vocês com o coração apertadinho e um nó na garganta, tal é a falta que me fazem e as saudades que sinto de Lisboa; ao mesmo tempo, parece que foi quase numa outra vida, tal tem sido a minha imersão nesta nova vida, a habituação ao lugar, às pessoas, aos costumes.

       Estou há um mês no Perú. Ainda tenho muito para aprender sobre este país, muitas pessoas para conhecer, muitas crianças para ensinar, muitas viagens para fazer. Mas já me estou a habituar, já me sinto menos gringa e menos extra-terrestre. Já sinto Ayacucho um bocadinho minha. E confesso que agora os dias são mais fáceis e felizes do que quando cheguei. Sinto que, se num mês cheguei até aqui, em mais nove vou sentir-me totalmente em casa e amar este país tão diferente do meu, e quando voltar para Lisboa vou deixar aqui um bocado do meu coração.

          Tenho uma intuição previsiva de que, aconteça o que acontecer, nunca me vou esquecer do que vivi no Perú. Porque no Perú tudo pode acontecer. E até agora muito tem acontecido! *



Spot promocional Turismo Marca Perú 2012

Miradouro Acuchimay - Ayacucho

Ayacucho vista de cima

Miradouro Acuchimay com Willie e Tânia

Sem comentários:

Enviar um comentário